terça-feira, 12 de maio de 2009

Em meio a vastidão de assuntos que a Teologia abrange, alguns se destacam por serem, aparentemente, controversos. Dentre estes quero destacar a "Tentação de Cristo". Mt 4. 1-11 fala sobre tal acontecimento, lá vemos Jesus sendo tentado por Satanás em três áreas. Acontece que Cristo, segundo as Escrituas, é Deus (Jo 10.10). Diante desta afirmativa surgem dois questionamentos bastante complexos: Ele poderia ter pecado? Deus pode ser tentado?
Observando Hb 4. 15 e Tg 1.13, fazemos algumas indagações concernente a dificuldade de se entender como tais passagens não se contradizem. O primeiro versiculo nos diz que Jesus foi tentado em todas as coisas; O segundo, por sua vez, diz que Deus não pode ser tentado. Se Jesus é Deus, como resolver esta aparente polêmica?
Alguns teólogos renomados explicam, mais ou menos, o seguinte: O Jesus homem poderia ser tentado, mas por ser Deus, não poderia pecar. Concordo, plenamente, com a segunda parte, porém, não tenho facilidade em aceitar a primeira. Por ser traducionista, creio que a natureza pecaminosa é gerada pelo pai, somente. Logo, se Cristo não teve um pai humano, também não nasceu com a tendência de pecar, pois não herdou esta caracteristica.
Estudarei um pouco mais, e tentarei escrever algo plausível aqui, neste blog!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário